5 etapas para realizar um concurso de mídia social bem-sucedido

Seja offline ou online, os concursos são uma maneira infalível de atrair a atenção das pessoas. De fato, de acordo com um estudo , o desejo de vencer foi identificado como um dos principais fatores de motivação.

O desejo de vencer também é a razão pela qual os concursos de mídia social podem ser extremamente eficazes para criar empolgação entre seus seguidores de mídia social. Quando bem-sucedidos, os concursos podem energizar os fãs da sua marca, aumentar o conhecimento da marca por meio de compartilhamentos nas mídias sociais e atrair as pessoas para seus produtos e serviços.

Como em qualquer outro tipo de concurso, a premissa de um concurso de mídia social é simples: oferecer algo de valor em troca de uma ação desejável.

Você deseja iniciar seu próprio concurso de mídia social, mas não sabe por onde começar? Aqui estão algumas dicas.

1. Descubra seu objetivo no concurso
Ao planejar seu concurso de mídia social, você precisa determinar o que deseja obter dele.

Nos primeiros dias da mídia social, ficando mais 'gosta' ou seguidores foi considerado um objetivo superior, mas verifica-se que 'gosta' não necessariamente ajudar a sua linha de fundo, daí por que eles estão referidos como métricas vaidade -que é bom ter 10 mil seguidores quando apenas menos de cinco por cento deles são seus clientes?

Em vez disso, escolha uma ou mais metas específicas que melhorarão diretamente seus negócios. Por exemplo. Agite o queijo Say Shack (hambúrguer)! O Concurso de Fotos tinha o objetivo de desenvolver defensores da marca e aumentar o envolvimento do usuário, incentivando o conteúdo gerado pelo usuário em sua página do Facebook.



Outros objetivos que você pode atingir incluem:

Transformando seguidores em leads
Transformando seguidores e leads em vendas
Aumento de compartilhamentos sociais para aumentar o reconhecimento da marca
Enviando um novo produto ou serviço
Venda adicional de um produto ou serviço complementar ao lado de uma oferta popular
2. Escolha seu prêmio
Uma promoção de mídia social precisa ter um prêmio atraente que chame a atenção e seja relevante para sua marca - afinal, não faria sentido para a Starbucks oferecer equipamentos pesados ​​como prêmio.

Ao mesmo tempo, um prêmio muito chamativo pode chamar a atenção das pessoas, mas elas podem acabar se concentrando no próprio prêmio e não na marca. Isso pode anular seu objetivo de gerar leads de alta qualidade (ou seja, pessoas que realmente podem ser seus clientes) ou aumentar as vendas.

As possibilidades são infinitas quando se trata de prêmios. A Eggo fez um trabalho particularmente bom ao equilibrar relevância, engajamento e um prêmio atraente em um concurso que ofereceu US $ 10.000 à pessoa sortuda que enviou uma receita de waffle.



3. Escolha uma plataforma de mídia social
Em seguida, escolha a rede social (ou redes) para executar sua promoção e aceite as inscrições no concurso. Você pode executá-lo no canal que achar mais relevante para seu objetivo ou simultaneamente em várias redes. Novamente, isso depende inteiramente de suas circunstâncias e objetivos.

Por exemplo, uma organização que atende a um mercado B2B pode achar melhor promover um concurso no LinkedIn. Uma empresa B2C, por outro lado, pode estar melhor no Facebook, Instagram e Twitter - redes sociais para onde os consumidores comuns vão.

4. Escolha uma estrutura de participação no concurso
Outra coisa que você deve considerar é como você deseja estruturar suas entradas de conteúdo. Os formatos comuns de concurso incluem:

Concursos de fotografia
Concursos de vídeo
Sorteios
Votação
Curta a página / postagem, compartilhe e / ou comentário
Não há regras rígidas e rápidas aqui, apenas coisas a serem consideradas ao executar certos tipos de concursos. Por exemplo, um concurso de fotos precisa ter regras específicas para garantir que as entradas sejam relevantes e precisas. Também é uma boa idéia ter um formulário de geração de leads para os participantes preencherem antes de enviar uma foto - essa abordagem também é ótima para sorteios.

5. Repare nas regras
Antes de configurar seu concurso, não deixe de entender os requisitos legais e as regras que as diferentes redes de mídia social possuem para concursos de mídia social. Por exemplo, o Facebook não gosta de concursos que promovam o compartilhamento de postagens ou a marcação de outros usuários para ganhar.

Leia mais sobre as regras do concurso nos diferentes sites de mídia social abaixo:

Regras do concurso no Facebook
Regras do concurso no Twitter
Regras do concurso do Instagram
Regras do concurso do Pinterest
Configure seu concurso de mídia social para ter sucesso
Por último, mas não menos importante, lembre-se de promover seu concurso como em todos os canais de mídia de sua propriedade, bem como nos canais pelos quais você pode pagar e ganhar. Um concurso é tão bom quanto o engajamento e a atividade que ele gera; portanto, saia e garanta que as pessoas estejam empolgadas com sua promoção.

Comentários