Um logotipo é um símbolo ou outro design adotado por uma organização para identificar seus produtos, uniformes, veículos, etc. Hoje em dia, você vê logotipos em todos os lugares - desde a tela do telefone, a TV, até suas excursões diárias. Você pode nem pensar duas vezes nisso, mas pode reconhecer instantaneamente os logotipos de suas empresas favoritas, mesmo com um olhar fração de segundo. Existem sete tipos diferentes de logotipos, e o design de seu logotipo é um aspecto crucial da identidade de sua marca. Afinal, as pessoas estão constantemente expostas ao seu logotipo. Aqui estão os sete tipos diferentes de logotipos e quando você deve usá-los.
Um banner digital em Ribeirão Preto também pode ajudar na sua empresa .
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Harley-Davidson_logo.svg
https://pixabay.com/illustrations/starbucks-logo-long-shadow-green-2709927/
Emblemas
Um logotipo do emblema apresenta uma palavra, um símbolo ou um sinal dentro de uma forma geométrica. Você costuma ver este estilo de logotipo representando escolas e universidades. Os logotipos do emblema são frequentemente chamados de "selos" ou "brasões". Se você está pensando em usar um logotipo de emblema, mas está procurando se afastar do estilo tradicional e adicionar um pouco de criatividade, você pode pensar em projetar seu logotipo da mesma forma que a Harley Davidson ou a Starbucks projetaram os deles.
Quando usar um logotipo do emblema
Os logotipos do emblema são ideais quando você deseja retratar longevidade e tradição. Se você está procurando criar um logotipo que precisará ser dimensionado, um emblema provavelmente não é a escolha certa para você. As palavras podem ser difíceis de ler quando estão em imagens do tamanho de um favicon. Um favicon é uma pequena imagem icônica que representa o seu site, encontrada na barra de endereços do seu navegador. Da mesma forma, se você planeja bordar seu logotipo em peças de roupa como chapéus, pode optar por um design mais simples ou não será possível. Quando se trata de emblemas, manter um design mais simples tornará mais fácil garantir que seu logotipo será bem impresso em todos os seus materiais de marketing.
Logotipo do Google
Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2f/Google_2015_logo.svg/800px-Google_2015_logo.svg.png
Logótipo (também conhecido como marca nominativa)
Um logotipo, ou logotipo de marca d'água, consiste inteiramente na palavra, ou palavras, do nome da empresa. Este tipo de logotipo cria um forte vínculo entre a identidade visual da marca e o nome da empresa. Você não verá nenhum símbolo ou padrão gráfico em um logotipo. A tipografia desempenha um papel fundamental no design do seu logotipo, pois é aí que está o foco.
Quando usar um logotipo
Um logotipo de logotipo é perfeito para novas empresas que ainda estão estabelecendo sua presença, embora seja melhor para quando o nome da empresa está no lado mais curto. Se for muito longo, seu logotipo ficará desordenado. Os logotipos são fáceis de replicar em materiais de marketing, tornando-os a escolha ideal se atender às suas necessidades de marca. Uma coisa a se notar sobre logotipos baseados em tipografia é que as fontes seguem as tendências. Tome cuidado para não escolher uma fonte que provavelmente ficará fora de moda em alguns anos. Opte por um que seja atemporal e não precise ser atualizado com frequência.
Logotipo da HBO
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:HBO_logo.svg
Marca de letra (também conhecida como monograma)
O logotipo de uma marca de letras é semelhante a um logotipo, pois são baseados em tipografia e consistem em letras, mas uma marca de letras normalmente consiste apenas nas iniciais, em oposição a um logotipo que consiste no nome completo de uma empresa. Logotipos de marcas de letras são freqüentemente usados por canais de televisão. Pense em HBO, CW, ET, etc. Uma marca de letras tem tudo a ver com simplicidade e é eficaz quando se trata de otimizar a marca de qualquer empresa se o nome for muito longo.
Quando usar um logotipo de marca de carta
Semelhante a um logotipo, os logotipos de marca de correio são muito fáceis de replicar em materiais de marketing devido à sua simplicidade. Se você tiver um nome de empresa longo, pode ser difícil encaixá-lo em itens menores, como cartões de visita, ou em outros itens, como roupas. Um logotipo desordenado nunca é uma boa aparência para sua marca.
Logotipo da Apple
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Apple_logo_black.svg
Símbolos (também conhecidos como marcas pictóricas)
Um símbolo, ou marca pictórica, é um logotipo baseado em ícones. Esse tipo de logotipo é o que geralmente vem à mente quando você imagina o logotipo de uma empresa. Uma verdadeira marca de marca é apenas uma imagem, o que é difícil de conseguir como uma nova empresa. Pense na Apple ou no Twitter, ambas as empresas são instantaneamente reconhecidas por seus logotipos, que por acaso são símbolos. Tanto a Apple quanto o Twitter possuem forte reconhecimento de marca, possibilitando o uso de símbolos em seus logotipos.
Quando usar um logotipo de símbolo
Os logotipos da Symbol são mais usados quando você já tem uma marca estabelecida, embora essa não seja uma regra estrita que você deva seguir. Se seu nome for muito longo, você pode usar imagens de maneira eficaz para transmitir o que sua empresa faz. Eles também podem ser usados para evocar uma emoção desejada em seu público.
Logotipo da Nike
Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a6/Logo_NIKE.svg/800px-Logo_NIKE.svg.png
Logotipo abstrato
Um logotipo abstrato é semelhante a um logotipo de símbolo no sentido de que é baseado em imagem, mas não é uma representação literal da marca, é abstrato. Logotipos abstratos são únicos e geralmente acabam sendo bastante memoráveis, o que é algo que você deseja alcançar para o reconhecimento de sua marca. Optar por este estilo de design garantirá que nenhuma outra empresa terá um logotipo semelhante.
Quando usar um logotipo abstrato
Se você deseja usar um logotipo baseado em imagem, mas nenhuma imagem parece se adequar à sua marca, considere um logotipo abstrato. Logotipos baseados em imagem funcionam bem, pois condensam sua marca em uma única imagem; no entanto, logotipos abstratos não o restringem a uma imagem de algo instantaneamente reconhecível. Eles permitem a você liberdade criativa para projetar algo exclusivo para a sua marca.
Cara de Mickey Mouse
Fonte: https://pixabay.com/illustrations/mickey-mouse-cartoon-mickey-5156421/
Mascote
Um logotipo de mascote é aparentemente semelhante a logotipos de símbolos e abstratos porque são todos baseados em imagens. Mas um logotipo de mascote não é qualquer imagem, ele descreve especificamente uma pessoa (ou animal). Os logotipos de mascote oferecem um pouco de flexibilidade, pois podem ser projetados de várias maneiras, como fazer coisas diferentes, expressar emoções diferentes ou em estilos diferentes.
Quando usar um logotipo de mascote
Os logotipos da mascote são perfeitos para empresas que têm como alvo famílias ou crianças, pois são divertidos e emitem vibrações positivas e otimistas. O logotipo do mascote também pode mudar com sua empresa à medida que ela continua a crescer e evoluir. Como os mascotes tendem a ser bonitos e amigáveis, você deve evitar esse logotipo se sua empresa estiver voltada para o lado sério.
Logotipo da Pepsi
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pepsi_logo_2014.svg
Marcas de combinação
Uma marca de combinação é um logotipo feito de diferentes tipos de logotipos, uma combinação de logotipos, se você preferir. Esses logotipos podem consistir em texto e imagens, se assim o desejar. Não existem regras definidas quando se trata de design de logotipo. Se quiser combinar vários tipos, você pode. Se quiser ficar com um único tipo, você pode.
Quando usar uma marca de combinação
Os logotipos de marcas de combinação são perfeitos para quando você não deseja escolher apenas um tipo de logotipo. Um logotipo com vários elementos pode se adaptar facilmente à sua empresa à medida que você cresce. Você pode até mesmo escolher modificar e potencialmente remover elementos com o passar do tempo. Apenas certifique-se de que, se você optar por um logotipo de marca de combinação, você não exagere e acabe com um logotipo desordenado.
Todos esses logotipos podem ser opressores se você estiver planejando criar o primeiro logotipo de sua empresa. Mas lembre-se de que, no final, você não ficará preso para sempre ao que escolheu. Obviamente, você deseja criar o melhor logotipo possível para a sua marca, mas muitas marcas de sucesso passaram por reformulações significativas de branding e surgiram com logotipos completamente diferentes de quando começaram. Não deixe sua imaginação limitar você.
Comentários
Postar um comentário