Expectativas podem levar ao desastre!

 O que você espera que aconteça é colorido por sua história pessoal, sua formação, treinamento e experiência. Em torno de armas, sua expectativa pode levar a todos os tipos de resultados inesperados e indesejáveis. Esperar que uma arma seja descarregada – ou carregada – quando não estiver é um exemplo.=, ao comprar armas de fogo paraguai


O que realmente me impressionou aconteceu décadas atrás, quando o Federal Bureau of Narcotics and Dangerous Drugs se tornou a Drug Enforcement Agency. Um experiente agente do BNDD veio ao escritório de investigações alfandegárias dos EUA onde eu trabalhava. Recentemente, recebemos revólveres S&W M19 niquelados e novas munições carregadas em estojos de níquel. Eu estava em um escritório com outro agente quando o agente do BNDD/DEA entrou e pediu para ver nosso novo revólver.


Meu colega agente, que estava sentado em sua mesa, sacou sua M19, abriu o cilindro e despejou as balas na palma da mão. Ele esperava ver 6 rodadas, e tinha certeza de que ele fez. Depois de colocar as balas na gaveta de sua mesa, ele olhou atentamente para o cilindro, onde esperava ver 6 buracos vazios, o que ele jurou que viu. Ele então entregou a arma ao Agente do BNDD, que também olhou para o cilindro, esperando ver 6 buracos vazios, o que ele fez.


Enquanto eu saía da sala, ele perguntou ao nosso agente se ele poderia tentar puxar o gatilho…. seguido por um estrondo LOUD! Parece que com todas essas expectativas , ambos perderam uma rodada ao vivo. A Providência estava com eles, e a bala atravessou a parede e foi para alguns campos vazios.


expectativas-perdidas-1

Agora você me vê…

expectativas-perdidas-2

Mas agora você não.

Em outro caso, um agente da Patrulha de Fronteira estava fora, verificando caminhões, quando um deles não parou. Sendo um novo agente, ele pulou no degrau enquanto o caminhão acelerava e repetidamente ordenou ao motorista que encostasse. Quando o caminhão ganhou velocidade, ele sacou o revólver, apontou para o motorista e ordenou que parasse, o que ele fez. O caminhão estava carregado com imigrantes ilegais, e o motorista foi preso.


De volta ao escritório, com o motorista algemado e sentado em sua mesa, o agente abriu sua gaveta para pegar uma caneta, e de repente ficou muito frio – enquanto 6 balas rolavam na gaveta. Ele então se lembrou de que havia limpado sua arma pouco antes do início de seu turno. Ele mandou alguém vigiar seu prisioneiro enquanto ele entrava em outra sala e verificava. Ele arriscou sua vida com uma arma DESCARREGADA!


Todas as lojas de armas na minha área têm grandes potes de vidro no balcão, cheios de diferentes tipos de munição. Cada rodada veio de uma arma “descarregada”! Em muitos casos, o proprietário lembra-se claramente de verificar a arma em casa, ou mesmo no estacionamento! Mas de alguma forma, quando eles entram para consertar a arma ou trocá-la, uma rodada ao vivo - ou rodadas, aparece.


E quantas vezes vemos alguém se machucar quando uma arma “descarregada” simplesmente dispara? Os caçadores às vezes perdem o tiro de uma vida porque não conseguiram carregar sua arma ou tirar a trava de segurança.


No campo da autodefesa, temos expectativas baseadas no cinema e na TV. As menos traumáticas são aquelas sobre a aparência dos investigadores – você sabe, os homens são todos bonitos e as mulheres parecem modelos – ambas erradas. No mundo real, eles se parecem com…. Você e eu! E a expectativa maior é que o crime que te afetou seja solucionado, e em 1 hora (menos comerciais)! Muitos crimes não são resolvidos e raramente são resolvidos em horas – mais provavelmente dias ou meses, se for o caso.


expectativas-perdidas-3

A “caixa de treinamento” no canto.

Às vezes, as expectativas trazem resultados inesperados, como a mulher que teve seu Cadillac branco com estofamento de couro branco roubado. Na TV, os detetives sempre tiravam o pó das impressões digitais e sempre pegavam os bandidos. Ela insistiu que tirassem o pó do carro dela para tirar impressões, AGORA, e EM TODA PARTE!! Eles lhe disseram que era uma má ideia, mas ela sabia que tinha que ser feito. O advogado do Departamento tentou dissuadi-la, mas ela foi positiva quanto ao resultado. Finalmente, depois que ela assinou duas renúncias separadas, eles polvilharam seu carro com pó preto para impressões digitais, o que é muito, muito bom. Eles não encontraram impressões digitais utilizáveis ​​e mandaram lavar e aspirar o carro duas vezes, antes de devolvê-lo a ela.


Assim como os técnicos da cena do crime haviam dito, o pó preto entrou em cada ponto de seu estofamento de couro caro. E toda vez que ela se sentava, o pó saía dos assentos e caía em suas roupas caras. Sim, ela tentou processar. NÃO, ela não podia, e sim, ela falou mal do Departamento porque não dava ouvidos a investigadores de verdade!


Menos humorísticas são nossas expectativas sobre as pessoas sob a mira de uma arma. Esperamos que eles cumpram nossas ordens e não fujam ou nos ataquem. Eles esperam que você não atire neles, ou que, se for atingido, eles sobreviverão. Essa expectativa às vezes é reforçada porque eles foram baleados antes e sobreviveram. Na verdade, li sobre um membro de gangue em Chicago que foi baleado em 5 ocasiões diferentes e sobreviveu. Mas na 6ª vez, ele não o fez.


Pior ainda é a nossa expectativa de que, por termos um certo calibre de arma , carregado com a melhor e mais recente munição , e treinamos extensivamente com ela, não vamos perder! E que um único golpe fará com que o fora-da-lei dê uma cambalhota dupla e morra instantaneamente (e sem derramamento de sangue). O choque quando isso não acontece às vezes faz com que o atirador congele, levando a todos os tipos de resultados negativos – incluindo em algumas ocasiões a morte do defensor.


Voltando ao lado policial das coisas, os policiais foram feridos ou mortos quando prenderam alguém que prenderam anteriormente. Todas aquelas outras vezes “Good Old Joe” nunca deu problema ao oficial – mas desta vez ele deu! Os policiais fazem centenas de paradas no trânsito em suas carreiras, e 99% seguem como desejado – sem confronto, apenas conversa, emissão de multa e saída tranquila. Alguns policiais ficam complacentes, até terem aquele 1% de parada que termina em briga, que às vezes é uma briga até a morte. O oficial esperava que fosse como todas as outras vezes – e às vezes eles morrem de suas expectativas.


O inverso também pode ser prejudicial – esperar o pior o tempo todo. Agora, eu certamente planejo o pior, treinando, praticando, mantendo a arma que carrego limpa, lubrificada e carregada com a melhor munição disponível. E, eu carrego o tempo todo, em todos os lugares! Eu simplesmente evito empresas postadas “No Guns” – esse sinal significa que eles não querem meu dinheiro, então eu vou para a competição! Eu também “e se” o tempo todo – e se o próximo cara que entrar no 7-11 anunciar um assalto? E se a senhora à minha frente no supermercado começar a atacar o caixa? E se aquele carro pelo qual passei tiver alguém propenso a dirigir com raiva? O planejamento prévio previne o mau desempenho.


Mas permitir que seu “e aí” tome conta de sua vida é uma coisa ruim. Levado ao extremo, você acaba com uma mentalidade de bunker, nunca deixando sua “fortaleza”, temendo que toda vez que sua campainha tocar seja ELES vindo para prejudicá-lo. Conheço algumas pessoas assim, com cercas de arame duplo encimadas por arame farpado ao redor de suas casas remotas, cercadas por câmeras e sensores de movimento. Que vida!


Então, eu tomo um caminho do meio. Carrego apenas armas que provaram funcionar sempre com minha munição defensiva pessoal, em coldres com os quais estou intimamente familiarizado. Tenho luzes do lado de fora da minha casa e placas informando sobre meu sistema de alarme, que uso todos os dias e noites. Eu tenho portas sólidas com boas fechaduras e um par de sistemas de alarme difusos (cães) que alertam bem antes que um veículo possa chegar à minha casa remota.


Eu não sou um preparador, mas temos comida e água extras em nossa casa, junto com lenha extra para o fogão, vários extintores de incêndio e um extenso primeiro kit e treinamento e experiência para utilizar todas essas coisas. Quantos de vocês realmente descarregaram um extintor de incêndio ou trataram alguém que está sangrando? Atirar não é a resposta para todos os problemas.


Em público, posso ser amigável com todos, enquanto mantenho estranhos à distância até poder avaliar suas intenções. E permaneço alerta e atento ao meu entorno, avaliando constantemente os riscos de ataque, incêndio ou outra emergência e considerando como responder. Não é difícil viver a vida neste nível, na verdade você faz isso o tempo todo quando dirige seu carro.


Não espero que o Governo, em todas as suas formas, me ajude, por isso posso ficar agradavelmente surpreendido se o fizer. Também não espero que nenhum indivíduo me ajude em qualquer emergência. Se o fizerem, ótimo! Se não, eu tenho o treinamento, formação, ferramentas e experiência para lidar com quase tudo. Como policial e depois bombeiro, vi pessoas, muitas pessoas, congelarem em vez de agir. Eles muitas vezes se parecem com comida e, como resultado, são comidos.


Há uma frase latina que se aplica aqui:

Comentários